segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Resumo do Workshop Métodos de Estudo no Ensino Superior

“Aprender não é algo que acontece aos alunos, é algo que ocorre em consequência do comportamento dos alunos.”
(Zimmerman, 1989).

**************************************************
A maioria das pessoas aprende…
> 10% do que lê
> 20% do que ouve
> 30% do que vê
> 50% do que vê e ouve
> 70% do que fala com os outros
> 80% do que utiliza e faz na vida real
> 95% do que ensina aos outros
________________________________

Estratégias de Estudo

Leitura Activa
1- Análise
-- Frases-chave - sintetizam, questionam, introduzem uma demonstração ou um desenvolvimento;
-- Palavras-alvo - informação que contém uma ideia, um facto novo que será repetido;
-- Palavras-instrumento - palavras com valor lógico que estabelecem a relação entre as ideias e organizam a estrutura do texto, a pontuação também pode ter esta função.
2- Síntese
-- Fazer um inventário das ideias e da sua articulação;
-- Reexaminar as frases marcadas e os registos feitos por si.
3- Redacção
…Para fazer o resumo deve:
-- Passar em revista todas as ideias;
-- Articular todas as ideias e escrever as ligações entre as diferentes partes da matéria.

Técnicas de Estudo
+ Sublinhar, tirar apontamentos, fazer revisões;
+ Centrar a memorização no sentido das frases e não na sua forma;
+ Parafrasear: reformular esse texto por palavras suas;
+ Transformar o texto em imagem (gráfico, esquema, etc.);
+ Construção de imagens, isto é, integrar um conjunto de elementos a memorizar numa imagem.
+ Estabelecer, no início do estudo, uma síntese do que já conhece dessa matéria, criar os próprios exemplos, parafrasear, relacionar os conteúdos;
+ Formular possíveis perguntas sobre os conteúdos e respondê-las;
+ Estudar/discutir os conteúdos em grupo;
+ Explicar aos colegas.

Organização dos dossiers
+ Dossier para cada disciplina, colocando o programa no início;
+ Escrever e ler os sumários;
+ Identificar os diferentes conceitos de cada sumário;
+ Registar as referência bibliográficas indicadas pelo professor;
+ Organizar os apontamentos.

Tirar apontamentos na aula
+ Obriga a prestar atenção durante as aulas;
+ A escuta torna-se um processo activo na procura e organização da informação;
+ Maior concentração durante a aula;
+ Facilita a assimilação dos conteúdos;
+ Perceber quais os pontos mais focados pelo professor.
+ Tirar apontamentos na aula
+ Usar abreviaturas ou símbolos para acelerar o processo de registo;
+ Identificar no discurso do professor as palavras-chave, as ideias-mestre;
+ Captar as frases-chave (pronunciadas no momento da viragem do discurso, indicar o que vem a seguir, frases em que insiste pela entoação, pelo ritmo mais lento, escrevendo no quadro, citações).
+ Rever e completar os apontamentos.

Planificação do estudo
+ Conhecer o tempo em que mantemos um nível de atenção mais elevado;
+ Planear, antecipadamente, o estudo;
+ Não adiar o início do estudo;
+ Intercalar o estudo das diferentes disciplinas.
+ Ambiente de trabalho
+ Ter um local de estudo com todo o material necessário;
+ Deve ser bem iluminado, aquecido/fresco, confortável, etc;
+ Evitar distractores que interferem na concentração (tv, rádio, música, telemóvel, internet, messenger, telemóvel, jogos…).

Gestão do Tempo
+ Planificar o estudo e outras actividades (distracções, repouso, desporto,etc);
+ Programar as actividades diárias/semanais;
+ Programar as horas de estudo, com a indicação do que tem a fazer (ler e resumir os apontamentos das aulas, fazer pesquisa na biblioteca, preparar um trabalho, etc);
+ A planificação semanal deve ser realista, pessoal e flexível para não causar stress.

4 comentários:

He-Lena disse...

Pessoal este é o resumo, baseado na apresentação feita no workshop, o texto está como o original, só foi modificado o formato, cortei o que achei que era "palha" em excesso.
Penso que já ninguém se lembra do workshop (ninguém voltou a falar nisso...), mas como na altura prometi um resumo, aqui vai ele. O prometido é "devidro"!
Espero que tirem dicas uteis para daqui a 3 anos passarmos a ser os 20 magnificos licenciados.

Fogaça disse...

Muito obrigado Helena... Este POST é bastante importante para quem ja nao estuda há bastante tempo!!!!
Cumprimentos.

JM disse...

Excelente !!!! :)

Mt Obrigado.

António Roxo disse...

Muito Obrigado, Helena.
Bastante interessante e útil para a malta.

Cumprimentos.